Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Operação Bernhard!

Operação Bernhard!

A atividade consiste em fazer um desafio que envolva os conceitos de autenticidade e veracidade aos outros grupos. Mão na massa!


Após ser preso e levado a um campo de concentração, Salomon Sorowitsch (Karl Markovics), judeu russo com grande perícia na falsificação de documentos, concorda em ajudar os nazis numa operação de falsificação criada para financiar os esforços de guerra.








Neste processo mais de 130 milhões de libras esterlinas foram impressas. Como o Reich sabia que o fim da guerra estava próximo, ordenou que fossem impressas notas na moeda dos inimigos da Alemanha. 

A intenção era que esta atitude minasse a economia dos países e, ao mesmo tempo, ajudasse os cofres alemães. 

Tratava-se da Operação Bernhard que tinha como objetivo destruir a economia inglesa, utilizando-se de um princípio simples e potencialmente mais efetivo do que a Luftwaffe conseguira até então: o plano consistia em produzir as mais perfeitas notas de Libras Esterlinas, e jogá-las por aviões no Reino Unido, permitindo assim que a confusão se instalasse e que a economia se desestruturasse internamente.


  • As notas produzidas pelos nazistas são autenticas visto que são notas perfeitas?
  • E sua veracidade pode ser contestada?
  • Como, dentro do contexto, fora possível contestar a autenticidade/veracidade das notas se eram perfeitas?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Resposta do blog passaarq.

    Apesar da perfeição das notas elas não podem ser consideradas autenticas tão pouco verídica. Segundo Duranti, documentos autênticos são aqueles que foram escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar indicado e assinado com o nome de pessoas competentes para criá-los. Portanto o emissor dessas notas, o banco central inglês, não foi o responsável por tal e também não autorizou essa impressão. Dessa forma as notas não são verídicas e não possuem valor monetário já que não foi emitida pelo órgão responsável pela produção do dinheiro, sendo assim notas falsas.

    ResponderExcluir
  3. Resposta a esse desafio foi publicada em: http://diplomaticaetipologia.blogspot.com.br/2014/09/metendo-mao-na-massa.html?showComment=1410524141859#c460964699711824803

    ResponderExcluir